Notícias
DIÁLOGOS SOCIAIS
SG participa do 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias na Bahia
- Foto: Divulgação SENAI/CIMATEC
No dia 21 de março, a Bahia sediou o 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, realizado na unidade do Senai Cimatec, em Piatã. O evento, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em conjunto com o estado da Bahia, contou com a participação de diversas autoridades, incluindo a ministra Esther Dweck e o governador Jerônimo Rodrigues.
Durante a semana que antecedeu o fórum, a Secretaria-Geral da Presidência da República participou da Oficina MROSC que reuniu representantes da Plataforma MROSC BA, Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte (SETRE), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Rede de Parcerias do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A secretária-executiva do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração – Confoco, Aldiza Soares representou a SG na oficina. Mais de 100 representantes da sociedade civil participaram do evento, discutindo os desafios da execução das parcerias no estado da Bahia.
A abertura oficial do fórum teve discursos da ministra Esther Dweck, do governador Jerônimo Rodrigues, e de Eliana Rollemberg, representante da Sociedade Civil e Coordenadora Ecumênica de Serviço e Conselheira do CONFOCO / BA.
O painel com o tema “O papel do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) no acesso e implementação de políticas públicas”, foi coordenado pela secretária-executiva do Confoco, Aldiza Soares e contou com a participação de representantes da Secretaria de Administração do Estado da Bahia, do CONFOCO-BA e da Sociedade Civil, que debateram a importância do MROSC para o fortalecimento das parcerias na execução das políticas públicas.
Durante o evento, a secretária-adjunta de Gestão e Inovação, Kathyana Buonafina, destacou as recentes alterações no decreto que regulamenta o MROSC, visando modernizar as parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil. Essas mudanças buscam democratizar o acesso aos recursos, garantir maior transparência e efetividade na gestão das parcerias, e maximizar os resultados entregues à sociedade.
O fórum possibilitou o diálogo e troca de experiências entre os diversos atores envolvidos no cenário das parcerias governamentais, reforçando o compromisso com o fortalecimento da colaboração entre o governo e a sociedade civil em prol do desenvolvimento social e econômico do país.