Notícias
PARCERIAS COM A SOCIEDADE CIVIL
Parceirômetro mostra que em dois anos, ações conjuntas com a sociedade civil já somam mesmo valor dos últimos 7 anos
O portal da Secretaria-Geral da Presidência da República ampliou a transparência sobre as ações de todo o governo federal realizadas em parceria com a Sociedade Civil. A novidade está na página de Parcerias com a Sociedade Civil, onde é possível acessar o Parceirômetro, uma ferramenta baseada na tecnologia de Business Intelligence, que apresenta todas as informações sobre as parcerias de maneira simples e interativa.
Nele, é possível consultar quantidade de contratos; valores globais; valores de repasse e de contrapartida; e valores desembolsados desde 2008 até hoje, ou por ano. É possível ativar filtros de ano de assinatura dos contratos; órgão responsável; e modalidade como termo de fomento, de colaboração, convênio, entre outros. A fonte de dados é o Painel Transferegov do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços. Toda vez que o painel é atualizado, as mudanças são captadas pelo Parceirômetro.
Ao consultar o painel, é possível, ainda, ver a relação entre os anos de assinatura de contrato, valores de desembolso e modalidade de contratos, por exemplo. Para isso, basta clicar nas barras dos gráficos expostos na tela.
Os dados mostram que 2023 foi o ano com maior número de contratos. Foram 3.200 contratos e também foi o maior valor total de desembolso dos últimos 10 anos, com a liberação de cerca de R$ 3,4 bilhões. O Parceirômetro mostra também que a adoção dos instrumentos MROSC, ou seja, baseados no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, como Termos de Fomento e de Colaboração, cresce de maneira consistente desde 2017, com pico em 2023. O desembolso de 2023 e 2024 para estas duas modalidades já se aproxima do mesmo valor total liberado nos 7 anos anteriores, que foi de R$ 2 bilhões.
Acesse aqui a página do Parceirômetro.