Notícias
DESINTRUSÃO
Governo Federal finaliza desintrusão na Terra Indígena (TI) Trincheira Bacajá
- Foto: DIVULGAÇÃO
A operação de desintrusão da Terra Indígena Trincheira Bacajá, foi concluída ontem (06/03) pelas Forças de Segurança pública envolvidas na operação, com a finalização da ação na porção norte da área, localizada nos municípios de Anapú/PA e Altamira/PA. A fase final da operação foi iniciada no último dia 20 de fevereiro e contou com um efetivo de 71 servidores civis e militares.
Esta fase envolveu a retirada de rebanhos bovinos e a destruição de 19 estruturas que facilitavam a permanência e possível retorno de invasores. A operação foi executada em cumprimento a decisões judiciais, ao Plano Integrado aprovado pelo Supremo Tribunal Federal e teve como foco a visita aos pontos estratégicos da TI, com apreensões e inutilizações de bens de não indígenas.
Não foram constatados nas edificações visitadas a presença de pessoas não originarias, somente de poucos rebanhos bovinos irregulares no interior da TI. As diligências das Forças de Segurança desmontaram um garimpo instalado no interior da TI e realizaram apreensão e inutilização de diversos materiais irregulares como: uma escavadeira hidráulica, seis motores, quatro geradores, quatro bombas de sucção, 700 litros de óleo diesel, uma motocicleta e uma espingarda.
Com o sucesso da desintrusao foram atingidos os principais objetivos do Plano Integrado: a repressão de crimes ambientais, a retirada de rebanho bovino, a destruição e inutilização de instalações e acessos que possibilitem a reocupação de invasores. Para garantir a consolidação da operação, medidas de segurança e patrulhamento contínuo estão sendo implementadas. Estas ações visam prevenir futuras invasões e assegurar que a área permaneça sob a gestão dos povos originários, preservando sua cultura e seus recursos naturais.
Atendimento à imprensa
E-mail: comunicacao.tiatb@presidencia.gov.br
WhatsApp: (61) 98110.1353