Notícias
DESINTRUSÃO
BOLETIM DE COMUNICAÇÃO DA DESINTRUSÃO TIATB - 27/10/2023
Grandes invasores aumentam a retirada do gado criado ilegalmente na terra indígena - Foto: Divulgação
Sobrevôos realizados pelas equipes da operação de desintrusão identificaram muito gado reunido em currais dos maiores invasores das terras indígenas. Além disso, em dezenas de pontos habitados foi avistada grande movimentação de retirada de pertences. Uma concentração pequena de animais próximo à Vila Renascer também denota organização de retirada. Em algumas localidades foi possível verificar grande número de caminhões já aguardando para embarcar o gado para saída da terra indígena.
O Exército Brasileiro seguiu na missão de manter constante o fornecimento de água nas bases. O efetivo da Força Nacional foi empregado na guarda das bases, bem como na escolta de servidores em missão dentro da terra indígena.
Durante todo o dia, equipe da FUNAI realizou a manutenção da ponte de acesso à Base 1, reparando as pranchas que apresentavam danos. Servidores da FUNAI também realizaram sobrevoo na região da Linha 10 com a verificação, na Aldeia Kaeté, da presença de não indígenas. Várias localidades usadas por invasores para criação ilegal de gado verificadas com visualização de cabeças de gado, focos de queimada no pasto, gado solto, algumas cabeças de gado presas. Além disso, servidores da FUNAI instalaram placas de sinalização dos limites da terra indígena Apyterewa.
Todos as atividades apontaram que os invasores estão retirando, a cada dia mais, animais e pertences com o intuito de sair da terra indígena dentro do prazo determinado pela justiça.