Notícias
DESINTRUSÃO
BOLETIM DE COMUNICAÇÃO DA DESINTRUSÃO TIATB - 16.11.23
- Foto: Divulgação
A segunda fase da Operação de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá prossegue como previsto no plano de ação homologado pelo Supremo Tribunal Federal. Nesta semana as equipes de segurança têm intensificado a vistoria, fiscalização e desfazimento (inutilização de estruturas) de áreas invadidas com criação de gado ilegal no interior da Terra Indígena.
Alguns invasores que resistem à retirada de não indígenas determinada pela Justiça, quebraram pontes que dão acesso à TI. As pontes estão sendo consertadas. E não impediu as equipes de desmontar estruturas desocupadas na área. As equipes também têm encontrado moradias já demolidas pelos próprios invasores. Os não-indígenas continuam tendo a oportunidade de se cadastrarem para saber se podem ser incluídos em programas sociais do governo federal
Ontem (15), a Justiça Federal de Redenção, durante audiência de custódia, manteve a prisão preventiva da acusada de liderar e influenciar o movimento de resistência dos invasores na TI Apyterewa, inclusive com ocorrência de violência contra as forças policiais. Na última terça-feira (14), uma equipe da Polícia Federal, com apoio da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal, prendeu a mulher que é investigada pelos crimes de invasão, desobediência às ordens judiciais que determinaram a desintrusão da área e coação, bem como invasão e exploração econômica da Terra Indígena Apyterewa. Durante a prisão os invasores atiraram rojões e disparam um tiro de arma de fogo que atingiu uma viatura sem ferir nenhum agente.
Na última sexta-feira (10) também foi preso, preventivamente na TI Trincheira Bacajá o presidente de uma associação que é investigado pelos crimes de invasão, exploração econômica da TI e por constituir e liderar associação criminosa com fim de obter vantagens ilícitas.
A Operação de Desintrusão alerta contra a continuidade de divulgação de informações e vídeos inverídicos por invasores e agentes contrários à Operação, que cumpre determinação do STF e da Justiça Federal de Redenção. Reforçamos esclarecimentos das principais Fake News que tem circulado:
https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/desintrusao-tiatb/noticias/boletim-de-comunicacao-da-desintrusao-tiatb-03-11-2023
Atendimento à imprensa
Email: comunicacao.tiatb@presidencia.gov.br
Whatsapp: (61) 98110.1353