Notícias
DESINTRUSÃO
BOLETIM DE COMUNICAÇÃO DA DESINTRUSÃO TIATB 11.12.23
As Forças de Segurança que cumprem determinação judicial para a desintrusão das Terras Indígenas (TI) Apyterewa e Trincheira Bacajá intensificaram o trabalho de inutilização de estruturas irregulares nas áreas invadidas. No sábado (9) foi realizada revisita, notificação para saída imediata da TI e eventuais demolições de edificações desocupadas na região conhecida como Paredão e em diversos outros pontos sendo que, em um deles, um barraco foi reconstruído pelos não indígenas e demolido novamente pela equipe. Paralelamente, foi realizada revisita e notificação de pessoas que ainda insistem em permanecer na TI Apyterewa, em descumprimento a determinação judicial.
Foi concluída a demolição total de duas grandes áreas rurais invadidas e o vaqueiro de uma das propriedades informou da retirada, nos próximos dias, de 1.000 cabeças de gado e dezenas de animais de menor porte (ovinos, suínos e equinos) remanescentes. No período da tarde, foram realizadas diligencias na vicinal da Cascalheira.
No domingo (10) continuaram as revisitas, notificações e demolições de edificações desocupadas na região do Paredão, com inutilização de quatro imóveis desocupados. Em uma das vistorias realizadas, as Forças de Segurança voltaram a localizar armadilhas (tábuas com pregos) com objetivo de furar os pneus das viaturas.
Também foi realizada diligência na Vicinal 1, localizada na região do Veado Queimado, ocasião em que foram realizadas diversas demolições de estruturas já abandonadas. Em poucas áreas visitadas ainda haviam invasores, que continuam sendo orientados quanto à saída imediata da TI. Foram apreendidas uma espingarda, uma motocicleta, um pulverizador e um galão de agrotóxico irregulares.
Atendimento à imprensa
E-mail: comunicacao.tiatb@presidencia.gov.br
WhatsApp: (61) 98110.1353