Notícias
DESINTRUSÃO
BOLETIM DE COMUNICAÇÃO DA DESINTRUSÃO TIATB
Em continuidade à determinação judicial, o Governo Federal inicia hoje (01) nova fase da operação de desintrusão com foco na TI Trincheira Bacajá, homologada em 1996 e que está localizada em uma área de 1.651 hectares nos municípios de Altamira, Anapú, Senador José Porfírio e São Felix do Xingu, no Pará.
Nas terras homologadas vivem cerca de 746 indígenas das etnias Mebengôkre, Kayapó e Xikrin, distribuídos em 31 aldeias da família linguística Jê. A exemplo da TI Aputerewa, além da invasão de área indígena homologada os principais ilícitos encontrados na TI Trincheira Bacajá são a grilagem de terra e o desmatamento e mineração ilegais.
A desintrusão para reintegração de posse da TI deve ocorrer de forma negociada com as famílias não indígenas e com assistência do Governo Federal como notificação judicial para saída voluntária da área, transporte, cadastro para verificar se as famílias têm direito a Programa de Reforma Agrária e orientação para inscrição no Cadastro Único para as famílias que ainda não façam parte. A saída dos não indígenas, além da reintegração de posse por parte dos Povos Originários, permitirá a repressão a crimes ambientais no interior da TI, assim como a erradicação do desmatamento, garimpo e criação de gado irregulares.
Operação na TI Apyterewa continua – Enquanto as forças de segurança abrem a nova frente na TI Trincheira Bacajá, os trabalhos na TI Apyterewa continuam. Balanço divulgado ontem pelas forças de segurança mostram que já foram realizadas 665 vistorias às áreas irregulares, ocasião em que foi constatada a desocupação de 508 estruturas. Dessas, 212 já foram inutilizadas, em cumprimento à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Justiça Federal de Redenção que determinaram o desfazimento de estruturas irregulares na TI.
Ontem (01) foi realizada a derrubada de todos os postes de madeira Ipê Roxo da rede clandestina de energia elétrica no trecho entre uma das bases e a entrada da vicinal Vitória, além do trecho inicial do referido ramal, totalizando aproximadamente 12 km de rede removida e inutilizada
Atendimento à imprensa
Email: comunicacao.tiatb@presidencia.gov.br
Whatsapp: (61) 98110.1353