Notícias
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Rio Grande do Sul realiza conferência de segurança alimentar
- Foto: Divulgação
A 8ª Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS + 1 (CESSANS) será realizada no dia 19 de outubro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O tema da edição 2023 será: Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade.
O objetivo é analisar as conjunturas estadual e nacional da segurança alimentar e nutricional e discutir e elaborar propostas para a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), que acontecerá de 11 a 14 de dezembro, em Brasília. O evento também visa estimular a participação de municípios, regiões e territórios gaúchos no processo preparatório para a conferência nacional.
De acordo com o regimento da 6ª CNSAN, os estados que realizaram conferências nos últimos três anos devem convocar uma nova em 2023 como etapa de continuidade da conferência mais recente realizada. Assim, como o Rio Grande do Sul realizou a última conferência em 2022, foi incluído ao final do nome da CESSANS daquele ano o indicativo “+ 1”.
O encontro vai promover debates em torno dos três eixos temáticos da 6ª CNSAN: determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e Democracia e participação social. Durante a CESSANS+1 também serão eleitos os delegados e delegadas que vão representar o Rio Grande do Sul na conferência nacional.
O evento é organizado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-RS), Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Caisan-RS) e Secretaria de Assistência Social (SAS) do estado do Rio Grande do Sul.
Com informações da Asscom SAS.
6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil Participativo