Notícias
COMBATE À FOME
Presidenta do Consea reúne-se com presidente do IBGE para discutir avanços nas pesquisas sobre Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil
A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, reuniu-se com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, para a apresentação dos principais produtos resultantes da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (6ª CNSAN), com foco nos temas envolvendo a agenda com o IBGE. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (9), na sede do IBGE, no Rio de Janeiro.
Durante a reunião, Elisabetta ressaltou a importância de que os dados produzidos pelo IBGE possam dar “visibilidade aos invisíveis”, garantindo dados demográficos e socioeconômicos desagregados como, por exemplo, por raça e etnia, gênero e identidade de gênero, território, entre outros. Além disso, a presidenta do Consea destacou a necessidade do registro das consequências da crise climática na Segurança Alimentar e Nutricional, principalmente às populações vulneráveis.
Ela também destacou a importância da contribuição do IBGE para a vigilância da SAN no Brasil por meio de dados como da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA).
Em abril, o IBGE divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), cuja metodologia consistiu na aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) no quarto trimestre de 2023. A pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional marcou a retomada da parceria do Instituto com o Governo Federal, já que na gestão anterior, dados estatísticos sobre a fome não foram coletados oficialmente. Em 2021-2022, por exemplo, a EBIA foi aplicada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), a II Vigisan.
Para o fortalecimento institucional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), a presidenta do Consea ainda ressaltou que foi proposta a incorporação de questões relacionadas ao Sisan em levantamentos como na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) e na Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic).
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, agradeceu a entrega da agenda e sugeriu novas tratativas com o Consea e a discussão de um acordo de cooperação técnica entre as duas intuições pela relevância do tema.
Além do presidente do IBGE, participaram do encontro a secretária executiva do Consea, Marília Leão; o coordenador-geral da Secretaria Executiva do Consea, Marcos Lopes; o diretor-adjunto da Diretoria de Pesquisas do IBGE, João Hallak Neto; e Leonardo de Oliveira, gerente da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).