Notícias
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Lançamento dos painéis de monitoramento do Plano Brasil sem Fome e de Indicadores de Insegurança Alimentar é feito na 6ª Plenária do Consea
- Foto: André Oliveira | MDS
A última Plenária do Consea do ano de 2024 foi marcada pelo lançamento de duas importantes iniciativas para o combate à fome no País: os Painéis de Monitoramento do Plano Brasil Sem Fome e de Indicadores de Insegurança Alimentar. As plataformas são da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A primeira oferece um panorama dos principais programas do Governo Federal que integram o Plano Brasil Sem Fome, enquanto a segunda apresenta informações sobre os graus de insegurança alimentar em âmbito nacional, regional e estadual, com recortes por cor/raça e sexo da pessoa responsável pelo domicílio e faixa etária dos moradores, por estados e regiões, a partir de dados da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), aplicada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do 4º trimestre de 2023 (PNADc) do IBGE.
A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, destacou a importância das ferramentas para o acesso às informações oficiais por parte da sociedade civil e governos. "É uma ferramenta muito importante para gestores, para organizações da sociedade civil, que militam no campo da segurança alimentar e para que as pessoas conheçam o que o Governo Federal está fazendo."
Para a presidenta do Consea, Elisabetta Recine, as duas ferramentas são essenciais políticas de vigilância do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), pois reúnem informações sobre programas e ações em todo o território brasileiro. “É um recorte importante para o monitoramento do cenário da segurança alimentar no Brasil. Dessa forma, conseguimos entender se as políticas públicas, de fato, estão chegando”.
Acesse os painéis:
Painel de Monitoramento Brasil Sem Fome