Notícias
COMBATE À FOME
Governo escuta sociedade civil sobre Segurança Alimentar e Nutricional no Marajó (PA)
- Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Lideranças sociais do arquipélago do Marajó (PA), participaram, nesta terça-feira (10), de uma roda de escuta, com o Governo Federal, para a construção de um diálogo participativo sobre a situação da segurança alimentar e nutricional na região, localizada no Norte do Brasil.
O evento “Roda de escuta da Sociedade Civil: Segurança Alimentar e Nutricional no Marajó (PA)”, foi organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, junto com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEANS-PA).
Um dos objetivos do encontro foi dar voz à sociedade civil e à agentes públicos sobre os principais problemas relacionados à fome para potencializar a atuação das entidades no fomento à segurança alimentar.
O produto da Roda de Escuta será um relatório com informações sobre os 17 municípios do Arquipélago do Marajó com a sistematização das falas das lideranças da sociedade civil apresentadas. O material será encaminhado para a equipe de organização da 2ª Caravana do Plano Brasil sem Fome (PBSF), que será realizada nos dias 18 e 19 de abril, nas cidades de Belém, Soure e Melgaço.
“O presidente Lula sempre diz que política pública só consegue ser eficaz se for construída ouvindo pessoas, portanto, é imprescindível que momentos como esse possam acontecer. Que possamos escutar as lideranças sociais, as pessoas que moram na ponta para que as ações dos ministérios estejam de acordo com as necessidades das comunidades”, ressaltou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.
Para a presidenta do Consea, Elisabetta Recine, a roda de conversa é um mecanismo para que o Brasil sem Fome “possa chegar perto de quem deve chegar”. E, para isso, segundo ela, é preciso de diálogo aberto com a sociedade e sintonia com o governo. “A segunda caravana do Plano Brasil sem Fome precisa chegar ao arquipélago do Marajó com uma análise da realidade para que esta resulte em compromissos estabelecidos, principalmente com os grupos de maior vulnerabilidade”, destacou.
A atividade também buscou contribuir com a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) através da troca de saberes sobre as instâncias de governança do sistema.
Para a presidente do CONSEANS- PA, Amujaci Brilhante, os desafios na região são grandes e vão desde a geografia e clima, que dificultam a logística no Marajó, até os problemas com saneamento básico, ausência de acesso à tecnologia e insegurança alimentar. “O projeto Brasil sem Fome e todas as ações que estão envolvidas nesse objetivo são a demonstração do compromisso do governo brasileiro com a região Norte, em especial, com o nosso Marajó”, disse Amujaci ao agradecer o momento da roda de escuta.
O encontro foi composto por três momentos: a primeira parte, destinada às autoridades do governo federal para uma breve apresentação e saudação aos participantes. Em seguida, a secretária-executiva do Consea, Marília Leão, realizou uma apresentação sobre a estrutura e o funcionamento do SISAN e da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN). Ela também lembrou que todos os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao SISAN e têm o compromisso de elaborar seus Planos de Segurança Alimentar e Nutricional.
Por último, as lideranças sociais foram convidadas para o debate e puderam apresentar características de seus respectivos municípios, bem como dados como a realização de conferências municipais, políticas públicas que foram aderidas na localidade, a identificação das populações mais vulneráveis, bem como a apresentação de propostas que possam fortalecer o SISAN e combater a insegurança alimentar e nutricional em seu município.
Cerca de 60 pessoas participaram da roda de escuta. Entre elas, a secretária-geral da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelli Cristine Mafort; os representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Elcio de Souza Magalhães e Jéssica Leite Silva; o vice-presidente do Conseans PA, Geraldo Domont; o coordenador da CAISAN PA, Luiz Dantas; a secretária-executiva da CAISAN e secretária nacional da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity; bem como os representantes da sociedade civil dos municípios de Anajás, Bagre, Breves, Cacheira do Arari, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Portel, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista.