Notícias
COMBATE À FOME
G20 Social: Presidenta do Consea participa do evento “Combatendo as desigualdades e erradicando a pobreza, a fome e a desnutrição”
“Reduzindo as desigualdades para a segurança alimentar e nutricional”, este foi o tema apresentado nesta terça-feira (23), pela presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, durante o evento “Combatendo as desigualdades e erradicando a pobreza, a fome e a desnutrição”, que integra a programação do G20 Social, de 22 a 24, no Rio de Janeiro.
Elisabetta Recine também é membro do Alto Painel de Especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional (HLPE-FSN), do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CFS) e apresentou o HLPE 18 Report: “Reducing Inequalities for Food Security and Nutrition”. O relatório traz diversas recomendações para a superação da desigualdade nos sistemas alimentares, entre elas, por exemplo, alavancar o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10, (ODS 10), que trata sobre reduzir as desigualdades no interior dos países e entre eles; levar em consideração o contexto das crises climática, ecológica, política e econômica em todas as ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional, entre outras.
“Quando falamos de desigualdades nos sistemas alimentares, não estamos falando apenas da desigualdade no acesso ao alimento, à alimentação adequada, aos meios de produção, ou aos mercados. É fundamental que olhemos além, que olhemos também para as desigualdades sistêmicas e estruturais que atravessam e são atravessadas pelos sistemas alimentares, como as desigualdades no acesso à saúde e educação, ao trabalho decente, a moradia adequada, entre outras”, explicou.
De acordo com a presidenta do Consea, os sistemas alimentares estão cada vez mais complexos e não pode ser trabalhado de forma isolada, setorial. “Nós (Brasil) temos boas políticas desenhadas para enfrentar dimensões ou aspectos dessas desigualdades. Nós já sabemos o que precisa ser feito e como fazer. Mas os sistemas alimentares estão cada vez mais complexos. Então, precisamos de soluções que se articulem de forma sinérgica para que efetivamente seja possível falar na superação de desigualdades nos sistemas alimentares”, completou.
O evento contou com a abertura da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e foi moderado por Teresa Rossi, Gerente Executiva T20 do Centro Brasileiro de Relações Internacionais.
Também participaram do debate Nosipho Nausca-Jean Jezile, Presidente da Comissão sobre Segurança Alimentar Mundial e Embaixador da África do Sul nas Agências das Nações Unidas em Roma; Máximo Torero Cullen, Economista-chefe da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); Natalia Winder Rossi Diretora Global de Política Social e Proteção Social (UNICEF); Luciana Servo, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e Qu Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).