Notícias
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Bahia e Ceará promovem Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional
- Foto: Divulgação
Os Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas) e os governos da Bahia e do Ceará deram início, nesta terça-feira, a suas Conferências Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional. Nos eventos serão eleitos os delegados e delegadas estaduais para a conferência nacional, que ocorrerá de 11 a 14 de dezembro, em Brasília.
A presidenta do Consea nacional, Elisabetta Recine, e a secretária-executiva do Conselho, Marília Leão, participaram da abertura da conferência da Bahia, que ocorre até quinta-feira (19). Também participaram o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lillian Rahal, a presidenta do Consea-BA, Débora Rodrigues, e a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis.
Recine falou sobre a importância da realização da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (6ª CNSAN), ainda este ano, após a recriação do Consea. Ela destacou o desafio de organizar um evento nacional que envolve um amplo processo participativo, com representantes da sociedade civil e das diversas instâncias governamentais.
“Apesar dos desafios de convocar a conferência nacional para o final desse ano, foi a decisão mais acertada, porque há o momento político, há a emergência e há a necessidade de reunirmos toda essa diversidade da sociedade civil organizada para conversar sobre a realidade e, mais do que isso, pensar em como enfrentarmos os enormes desafios nos territórios, nas comunidades e no país como um todo”, afirmou. A última conferência nacional ocorreu há 8 anos. Com a extinção do Consea, em 2019, não houve mais a realização do evento nacional.
CEARÁ - A abertura da conferência do Ceará também ocorreu nesta terça-feira (17), em Fortaleza, após a realização de 14 conferências territoriais e mais de 150 conferências municipais. Com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, a abertura do evento, que ocorre até esta quarta-feira (18), teve a presença do governador Elmano de Freitas, da secretária estadual da Proteção Social, Onélia Santana e da presidenta do Consea-CE, Regilvania Mateus de Araújo.
- 19/10: Rio Grande do Sul
- 19 e 20/10: Rio Grande do Norte
- 23 e 24/10: Alagoas
- 23 a 25/10: Rio de Janeiro
- 25 e 26/10: Amazonas, Pará e Espírito Santo
- 25 a 27/10: Minas Gerais e Roraima26 e 27/10: Sergipe, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal
- 30 e 31/10: Acre e Amapá
- 30/10 a 1º/11: Pernambuco
- 31/10: Goiás e Mato Grosso
- 06 e 07/11: Santa Catarina
- 07 a 09/11: Paraná
6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil Participativo