Notícias
Fim da fome deve passar pela agricultura familiar, diz diretor da FAO
Segundo José Graziano, a maior parte dos alimentos produzidos no mundo vem da agricultura familiar. Imagem: AP/Riccardo de Luca
"Erradicar a pobreza e a fome e alcançar sustentabilidade ambiental nas próximas décadas dependerá muito da agricultura familiar”. É o que diz José Graziano da Silva, brasileiro que é diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Ele participa em Lisboa de reunião de alto nível sobre agricultura familiar na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O encontro acontece nesta terça e quarta e ao final será aprovada a Carta de Lisboa pela Agricultura Familiar na CPLP, sendo o objetivo do encontro que os países membros se comprometam com as diretrizes pelo apoio aos agricultores familiares. Estes, lembra Graziano da Silva, produzem “a maior parte dos alimentos consumidos no mundo” (mais de 80%, segundo a FAO) e, paradoxalmente, “são um dos grupos sociais mais vulneráveis à fome e pobreza em âmbito mundial”.
Graziano defendeu a “democratização do acesso sustentável à água potável para consumo humano e para a produção agrícola” e também “a proteção, a conservação e a utilização de sementes tradicionais utilizadas pela agricultura tradicional e comunidades tradicionais”.
Fonte: Agência Público