Notícias
Consea Tocantins participa do 3º Seminário Indígena Diálogos e Saberes
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza, desta terça até quinta-feira (6 a 8), na capital Palmas, o 3º Seminário Indígena Diálogos e Saberes, iniciativa que pretende estabelecer uma maior proximidade entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico.
O evento teve início na manhã de terça-feira (08), quando estudantes indígenas e quilombolas, professores e a comunidade acadêmica em geral lotaram o auditório para a palestra de abertura, com o professor da Universidade de Brasília (UnB), José Jorge de Carvalho.
Segundo a organização do evento, “as culturas indígenas se deparam com um conhecimento reificado e assentado nos saberes hegemônicos. Estes, dissonantes do conhecimento tradicional, por vezes negam os saberes, as cosmogonias e epistemologias não hegemônicas relegando lugar secundário desses saberes no espaço acadêmico”.
“O seminário busca ainda uma ampla participação de acadêmicos e lideranças indígenas, o evento objetiva avaliar as políticas de inserção destes alunos na universidade e discutir estratégias e ações que garantam o diálogo e a troca de saberes”, diz nota da organização do encontro.
O presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-TO), Daniel Barbosa, participará do seminário como palestrante, abordando os impactos do agronegócio na segurança alimentar dos povos indígenas, entre as 14h30 e 17h.
Essa atividade terá a participação das lideranças indígenas Vanessa Xerente, Wagner Krahô e Luana de Sousa Oliveira, sob mediação de Ivan Guarani.
Serviço
3º Seminário Indígena Diálogos e Saberes
Dias: 8 a 10 de maio (terça a quinta-feira)
Horário: a partir das 8 horas
Local: Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas (TO)
Fonte: Ascom/Consea