Notícias
Consea participa de debate sobre alimentação e nutrição no SUS
Começou nesta terça-feira (8) o XV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS e I Encontro dos Pontos Focais do PRAISSAN [Programa para Inclusão Produtiva e Segurança Sanitária] em Brasília (DF). Com o objetivo de fortalecer a relação institucional do Ministério da Saúde com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e da agenda de saúde do Programa Bolsa Família no âmbito local, pesquisadores e representantes das Secretarias Estaduais e municipais de Saúde de todo o Brasil estão reunidos para debater a agenda regulatória e sua importância para garantir uma alimentação de qualidade.
A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Elisabetta Recine, participou da mesa de abertura. “Para que a alimentação adequada e saudável chegue de maneira segura, ampla e acessível para toda a população brasileira dependemos do diálogo e da compreensão mútua entre esses dois processos de vigilância sanitária e de promoção da alimentação adequada e saudável”, disse ela.
“Continua sendo um desafio por mais conquistas que a gente possa enumerar a qualificação, a ampliação da atenção nutricional dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS é um legado, é um patrimônio do Brasil. E a implementação das ações de alimentação e nutrição dentro do SUS, seja em todos os níveis de atenção, continua sendo estratégica e, mais do que isso, necessária para que a gente tenha uma população saudável”, completou.
A última plenária do Consea abordou um dos pontos da agenda regulatória, a rotulagem nutricional. Na próxima plenária, que será realizada em junho, será debatido o código sanitário inclusivo.
Continuação do debate
Além da presidenta do conselho, até a quinta-feira (10), a conselheira Juliana Dias participa do encontro como representante do Consea. Nesta quarta-feira (9), a conselheira Ana Paula Bortoletto apresenta um painel sobre o trabalho desenvolvido na Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável a partir das 9h30. Em seguida, a conselheira Inês Rugani faz uma retrospectiva da construção da nova versão do Guia Alimentar da Criança menor de 2 anos.
Fonte: Ascom/Consea