Notícias
Comissão do PNaRA aprova roteiro de trabalho e convocações de audiências públicas
Cronograma inicial de trabalho prevê realização entre junho e outubro das audiências públicas internas e de eventos nos estados sobre diversos tópicos ligados ao PNaRA. Em seguida, um relatório preliminar deverá ser apresentado na primeira quinzena de outubro. Comissão pretende ter um relatório final para ser discutido e votado até, no máximo, 10 de novembro. Imagem: Ivana Diniz/Consea
A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei 6670/16, que estabelece a Política Nacional de Redução do uso de Agrotóxico (PNaRA), reuniu-se nesta terça-feira (5), para apreciar o roteiro de trabalho proposto pelo relator, Nilto Tatto, e para a deliberação de requerimentos de realização de audiências públicas, seminários, convocações e demais atos, tanto em Brasília como em outros estados.
A comissão aprovou o plano de trabalho do relator sem ressalvas, além de 24 requerimentos de audiências públicas – estes últimos com pequenos aditamentos.
Segundo o presidente da comissão, deputado Alessandro Molon, foi um passo importante para o avanço da política nacional de redução dos agrotóxicos. “Vamos ouvir os especialistas, os convidados que vão trazer uma visão científica e técnica desse problema”, enfatizou ele. Antes de analisar o plano de trabalho, foi aprovada também a ata da reunião de instalação do PNaRA, ocorrida no dia 23 de maio.
Roteiro de trabalho da comissão
Durante sua apresentação, o relator destacou que a comissão fora criada a partir de um projeto de iniciativa popular e que, portanto, havia tido o cuidado de dialogar com diversas entidades e instituições da sociedade, a fim de colher contribuições ao seu plano de trabalho. Para essas entidades, muitas delas presentes à sessão, é preciso que o país tenha uma política que considere a agroecologia como um importante tópico a ser debatido, a fim de mostrar que é possível ter uma agricultura sem o uso de agrotóxicos.
Tatto acrescentou que o cronograma inicial apresentado à comissão prevê a realização entre junho e outubro das audiências públicas internas e dos eventos nos estados sobre os diversos tópicos e temas ligados ao PNaRA. Em seguida, afirmou que um relatório preliminar deverá ser apresentado já na primeira quinzena de outubro, considerando inclusive o trabalho da sub-relatoria, a cargo do deputado Pedro Uczai.
A comissão pretende ter um relatório final para ser discutido e votado até, no máximo, 10 de novembro, enfatizou o relator, considerando que em dezembro a Câmara dos Deputados deverá estar com uma agenda bastante apertada, devido ao final do ano e da atual legislatura.
Encerrando a reunião, o presidente Molon informou que a comissão deverá ser reunir novamente na próxima semana, a fim de definir os melhores dias e horários para a realização das audiências públicas, previstas para iniciar no dia 12 de junho de 2018, às 14h30, no Plenário 13.
Fonte: Ascom/Consea