Notícias
Terceiro ENPSSAN tem a maior participação entre todas as edições
No evento foi constituída a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBPSSAN). O evento em Curitiba teve a participação de 450 pessoas. Imagem: Francicarlos Diniz/Consea
O 3º Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ENPSSAN), encerrado nesta sexta-feira (10), em Curitiba (PR), registrou o maior número de participantes entre todas as edições do evento. Os dois primeiros encontros foram realizados em Brasília, em 2012 e 2016.
O evento em Curitiba teve a participação de 450 pessoas, entre pesquisadores, professores, estudantes, representantes de movimentos sociais e do setor público e integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que debateram experiências voltadas para a promoção de pesquisas acadêmicas do campo da alimentação e nutrição. A presidenta do Consea, Elisabetta Recine, a ex-presidenta Maria Emília Pacheco e o ex-presidente Renato S.Maluf também participaram do encontro.
Nesta edição foram aprovados 372 trabalhos. Para José Baccarini, pesquisador e professor de Desenvolvimento Rural na Universidade Estadual Paulista (Unesp – Campus Jaboticabal), e que coordenou um dos seis grupos temáticos do ENPSSAN, tão importante quanto o número de inscritos e de trabalhos apresentados foi a qualidade dos debates realizados. “As diferentes especialidades e experiências dos participantes permitiram um maior aprofundamento dos temas que envolvem a soberania e a segurança alimentar e nutricional”.
No evento foi constituída a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBPSSAN). “A formalização da rede vem no momento certo, em que precisamos unir esforços para garantir a continuidade das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional”, afirmou a presidenta do Consea, Elisabetta Recine.
A 5ª edição do ENPSSAN será realizada em 2019, na cidade de Goiânia (GO).
Fonte: Ascom/Consea