Notícias
Segurança Alimentar e Nutricional é tema de encontro em Pinhais
A preocupação com uma alimentação adequada é um tema que está sendo colocado em pauta constantemente. Pinhais, por meio do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, expressa as ações desenvolvidas no município com o intuito de melhorar as condições de acesso à alimentação adequada, em consonância com as Políticas Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Neste sentindo, com a temática “O que é Comida de Verdade?”, a Prefeitura de Pinhais e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional realizaram o 2° Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional, na última sexta-feira (30).
O evento estabeleceu como compromisso avançar na reflexão sobre o direito humano à alimentação adequada. A iniciativa propôs também o fortalecimento da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, assegurada pela Lei Municipal nº 1.482/2013, e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Neste contexto, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), em parceria com o conselho, lançaram neste evento a cartilha “O que é Comida de Verdade”, com base no “Guia Alimentar para a População Brasileira”, documento que traz importantes abordagens sobre a questão da promoção da alimentação saudável, com orientações objetivas.
Também fez parte da programação o painel com o tema Segurança Alimentar e Nutricional, com foco no “Guia Alimentar para a População Brasileira”. Este momento foi conduzido pelos palestrantes Regina Maria Lang, professora do Departamento de Nutrição, do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestra em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Ivo Melão, presidente da Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (Acopa), trabalha na área de socioeconomia rural e comercialização do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA); Carina Biancardi, nutricionista, agricultora familiar no município de Bocaiúva do Sul e representante da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (Aopa).
A vice-prefeita de Pinhais conduziu o lançamento da cartilha e destacou o trabalho que está sendo realizado no município. “Este documento exemplifica uma preocupação da Prefeitura de Pinhais com a questão da alimentação adequada. Por meio de uma equipe de pessoas comprometidas com o tema, temos realizado diversas ações para efetivar a Política de Segurança Alimentar e Nutricional”, afirmou a vice-prefeita Rosa Maria.
A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Rosalina da Luz Gutervil, também salientou esta preocupação com tema. “Este é um momento muito importante e que mostra o interesse de muitas pessoas com a segurança alimentar e nutricional. Reforço a necessidade de que todos se envolvam e participem das ações que tem o objetivo de promover uma alimentação adequada. Também aproveito para destacar o papel do senhor Ari Frozza em todas estas ações”, afirmou a presidente do Consea Pinhais.
Também estiveram presentes o secretário de Governo e presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, Ricardo Pinheiro; representando a Câmara de Vereadores, a vereadora Professora Cinéia e o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário; a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; a secretária de Educação, Andrea Franceschini; a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva; presidente do Conselho de Assistência Social, Leoni Cruz da Silva; vice-presidente do Conselho da Comunidade, Renildo Albuquerque; Eunice Rufino, da Associação de Mulheres e Meio Ambiente; Ademir Fernandez, da Cooperativa Central da Lapa; Adriana Vicentini, do Conselho de Alimentação Escolar; Luciano Planca, da Empresa Alternativa; Mauricio Barcello, representante do Grupo Terceiro Setor e membro da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Fonte: Prefeitura de Pinhais