Notícias
Recife recebe Oficina Regional do Sisan para estados do Nordeste
No encontro estão previstas duas mesas redondas, debates, grupos de trabalho, oficina, plenárias e encaminhamentos.
Nesta quinta e sexta-feira (31/8 e 01/9), Recife recebe a Oficina Regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), reunindo representantes de governos e sociedade civil dos nove estados nordestinos.
Na programação estão previstas duas mesas redondas, debates, grupos de trabalho, oficina, plenárias e encaminhamentos. As atividades buscam não apenas fazer um diagnóstico do Sisan, com avanços e desafios, mas também apontar perspectivas e potencialidades para o sistema nos estados da região.
Para o primeiro dia estão previstas duas mesas redondas. A primeira, pela manhã, é sobre ações desenvolvidas nos territórios e sua relação com o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan). A segunda, à tarde, analisa a situação do Sisan, sob o olhar de governo e sociedade civil.
Já foram realizadas, até o momento, duas oficinas. A primeira foi em São Paulo, para os estados do Sudeste, nos dias 29 e 30 de junho. A segunda ocorreu em Porto Alegre, nos dias 3 e 4 de agosto, para os estados do Sul.
As outras duas oficinas serão realizadas em Manaus (AM), reunindo os estados do Norte, *nos dias 14 e 15 de setembro; e em Campo Grande (MS), dias 28 e 29 de setembro, contemplando o Centro-Oeste.
(*Nota: após a divulgação desta matéria, houve alteração da data da Oficina Regional do Sisan na Região Norte, que foi adiada de 14 e 15 de setembro para 26 e 27 de outubro de 2017, em Manaus.)
Entre os objetivos das oficinas estão o compartilhamento de experiências de mobilização social e de formulação de políticas públicas em segurança alimentar e nutricional; a promoção e a atualização sobre temas relevantes à consolidação do sistema; a valorização de iniciativas e o estímulo de ações nos estados e municípios.
Esses encontros também buscam reforçar as competências dos componentes do Sisan e das três esferas de governo; o estímulo à elaboração e o monitoramento de planos estaduais; e o fortalecimento de agendas intersetoriais, como a promoção da alimentação saudável, as estratégias locais para a redução da insegurança alimentar e nutricional, a articulação entre diferentes sistemas na intersetorialidade do Sisan e o fortalecimento da agricultura familiar.
Entre os participantes estão gestores federais, municipais e estaduais, membros da sociedade civil e integrantes de conselhos estaduais de segurança alimentar e nutricional.
Os encontros são promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), com apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Nos estados anfitriões, as oficinas são apoiadas pelo Consea e pela Caisan local.
Clique aqui para a página das Oficinas do Sisan.
Clique aqui para a programação completa.
Fonte: Ascom/Consea