Notícias
Participantes de oficina destacam capacitação e troca de experiências
Nas últimas quinta e sexta-feira (3 e 4/8) foi realizada em Porto Alegre (RS), a segunda das cinco oficinas regionais do Sisan [Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional], reunindo os estados do Sul. A primeira ocorreu em São Paulo (SP), no final de junho, envolvendo os quatro estados do Sudeste.
Para o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (Consea-RS), Henrique Schuster, anfitrião do encontro, a realização da oficina no estado incentiva a adesão dos municípios ao sistema.
Fortalecer conselhos
“Nós ainda temos uma baixa adesão, os municípios têm dificuldades para a implementação, por isso precisamos estimular uma participação maior”, afirmou ele. Ainda segundo Henrique Schuster, a implementação definitiva do Sisan depende muito da existência de conselhos nos municípios.
“Nós precisamos fortalecer, cada vez mais, a existência e manutenção dos conselhos, para que, dentro de cada um deles, seja feito o monitoramento, o controle social das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional”, enfatizou.
Motivação e envolvimento
Uma das 150 pessoas que participaram do encontro na capital gaúcha foi a paranaense Valéria Nitsche, que é diretora estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. “A oficina é o momento em que a gente repensa nossas ações, cria uma rede, trabalha legislação e outros temas”, disse ela. “A oficina é uma capacitação continuada, a gente sempre volta mais motivado”, destacou a gestora.
Já o conselheiro Írio Conti, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), afirmou que os debates sobre o Sisan em oficinas são essenciais para construção das políticas públicas deste segmento. “Nós estamos falando de um sistema que ainda não está totalmente consolidado. Aqui no Sul, por exemplo, nós percebemos diferentes estágios, nos três estados, dos níveis de participação e de envolvimento”, disse o conselheiro.
Realidades locais
A representante do município de Joinville (SC), Edna Acorde, destacou a importância da troca de experiências na oficina. “A experiência na oficina foi muito rica porque pudemos identificar ações que ainda podem ser feitas”, disse. “Houve espaço para nossas manifestações e para falarmos nossas realidades”, destacou. “Esses encontros também aproximam o MDS dos municípios e promovem o fortalecimento da rede”, concluiu.
A organização das oficinas definiu seis objetivos para esses encontros: a atualização dos atores sobre o assunto; a valorização de iniciativas nos territórios, na perspectiva de sua replicação; o reforço sobre as competências de cada componente do sistema; o estímulo à elaboração e o monitoramento de planos estaduais; o incentivo à adesão dos municípios e o fortalecimento das agendas intersetoriais, especialmente entre o Sisan e o Suas [Sistema Único de Assistência Social].
As oficinas são promovidas pelo (MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), e com apoio das Caisans e Conseas nacionais, estaduais e municiais.
Cronograma
Oficina Regional Sudeste
29 e 30 de junho
São Paulo (SP)
Oficina Regional Sul
3 e 4 de agosto
Porto Alegre (RS)
Oficina Regional Nordeste
31 de agosto e 1º de setembro
Recife (PE)
Oficina Regional Norte
14 e 15 de setembro
Manaus (AM)
Oficina Regional Centro-Oeste
28 e 29 de setembro
Campo Grande (MS)
Clique aqui para obter informações sobre as oficinas regionais.
Fonte: Ascom/Consea, com informações do MDS