Notícias
Mulheres são maioria na Oficina Sisan em Campo Grande
Integrante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Mato Grosso do Sul, dona Josefa atua na educação de agricultoras e agricultores. Imagem: Francicarlos Diniz/Consea
“Nós, mulheres, não precisamos mendigar a ajuda de ninguém. Sabemos andar com nossos próprios pés”. Quem diz isso é dona Josefa Marques, cearense da cidade de Cariri Açu, que em 1985 pegou a estrada e veio construir a vida como empregada doméstica em Campo Grande (MS).
Dona Josefa faz parte do público feminino, que é maioria na Oficina Regional do Sisan Centro-Oeste, realizada nesta quinta (28) e sexta-feira.
Atualmente ela é presidenta da ONG Caer-Esep (Criança, Adolescente, Esporte Radilcal – Economia Solidária e Educação Popular), que realiza oficinas de capacitação de mulheres trabalhadoras em municípios do Estado do Mato Grosso do Sul.
Integrante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Mato Grosso do Sul, dona Josefa atua na educação de agricultoras e agricultores em treinamentos coordenados pela Caer-Esep. Seu filho Diogo participou de um desses cursos e hoje exerce a profissão de marceneiro.
Dona Josefa diz que veio para a Oficina Sisan para saber “o que os governantes estão fazendo para apoiar o nosso trabalho”.
A organização em que ela atua realiza treinamentos para formação de artesãs, cozinheiras e costureiras, que, com o fruto do trabalho de suas mãos, buscam seguir a vida com os próprios pés.
Ciclo de oficinas
A Oficina do Sisan no Centro-Oeste é a quarta de uma série de cinco encontros regionais. Os três primeiros ocorreram em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), envolvendo as regiões Sudeste, Sul e Nordeste. A quinta e última oficina regional será realizada em Manaus (AM), nos dias 26 e 27 de outubro, e reunirá os estados da Região Norte.
Os encontros são promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), com apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Nos estados anfitriões, as oficinas são apoiadas pelo Consea e pela Caisan local.
Fonte: Ascom/Consea