Notícias
MDSA debate segurança alimentar em Moçambique
Patrícia Gentil, diretora de Educação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Imagem: Consea
A diretora de Educação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Patrícia Gentil, representou a pasta em um seminário, realizado em Moçambique, na África, nos dias 3 e 4 de maio. No evento, foram discutidas formas de reduzir a pobreza, promover a inclusão social e empoderar as mulheres africanas, sob a perspectiva da Cooperação Brasil-África.
O tema escolhido foi “Parcerias inovadoras em Proteção Social, Segurança Alimentar e Nutricional e Gênero: Moçambique, Brasil, ONU e DFID (departamento do governo britânico dedicado à erradicação da extrema pobreza)”. Composto por uma fala de abertura e três painéis temáticos, o seminário permitiu a troca de experiências sobre enfrentamento da violência contra a mulher, igualdade de gênero e os avanços e aprendizagens por meio da segurança alimentar. Gentil abordou aspectos das compras locais de alimentos e apresentou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) África.
Também participaram o embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena, a coordenadora sênior de pesquisas do Centro Internacional de Política para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), Diana Sawyer, além de representantes do Programa Mundial de Alimentos (PMA), do Centro de Excelência contra a Fome, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do governo de Moçambique. A realização é da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.
Fonte: Ascom/MDSA