Notícias
Instituto Nacional do Câncer apoia campanha “Você Tem o Direito de Saber o que Come”
Campanha mostra que alimentos ultraprocessados contribuem para epidemia de obesidade no país – e que está relacionada a 13 tipos de cânceres diferentes. Imagem: Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável
Você já se preocupou com os ingredientes dos alimentos industrializados que ingere? Em nota divulgada na última sexta-feira (1), o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) declarou apoio à campanha “Você tem o direito de saber o que come", idealizada pela Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, em favor da maior transparência de informações nos rótulos de alimentos ultraprocessados, como sucos e bolos industrializados. A Aliança é uma organização da sociedade civil que promove a segurança alimentar e nutricional do Brasil.
A campanha mostra como o marketing de alimentos ultraprocessados é nocivo, principalmente para as crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de apelo midiático pode influenciar os menores a terem hábitos alimentares menos saudáveis. Ainda segundo a OMS, os rótulos dos alimentos deveriam ser úteis para orientar os consumidores às melhores escolhas nutricionais.
Alimentos ultraprocessados também contribuem para a epidemia de obesidade no País. A obesidade está relacionada a 13 tipos de cânceres diferentes. A campanha tem sua fundamentação científica no posicionamento do Inca acerca do sobrepeso e da obesidade, que, por sua vez, enfatiza a defesa de “intervenções recomendadas pela OMS e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), que favorecem as escolhas alimentares saudáveis".
Para o evitar o excesso de peso, as pessoas devem ter uma alimentação saudável, praticar exercícios regularmente e manter o peso corporal adequado. Com essas práticas, aproximadamente um em cada três tipos de câncer mais comuns no Brasil poderiam ser evitados.
O vídeo da campanha também pode ser visto no canal do Inca no YouTube.
Fonte: Ascom/Consea, com informações do Inca