Notícias
Idec realiza pesquisa sobre rotulagem de transgênicos em produtos alimentares
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realizou recentemente uma pesquisa sobre 83 produtos alimentícios de diversas categorias, como como pães, cereais, conservas e bebidas, e constatou que 67% dos produtos avaliados não indicavam no rótulo se continham ou não transgênicos, ou seja, não apresentavam o símbolo nem qualquer informação as respeito.
Para a nutricionistas e pesquisadora do Idec, Mariana Garcia, “não é possível afirmar categoricamente que eles estejam irregulares, mas há dúvidas, já que a maior parte da soja e do milho produzidos no Brasil é geneticamente modificada”.
De acordo com dados da consultoria Celeres, 93% da área cultivada de milho, soja e algodão no país são constituídos por sementes transgênicas. Foi considerando esses dados que o Idec avaliou se produtos que contêm soja, milho ou derivados desses grãos entre seus principais ingredientes informam no rótulo o uso de transgênicos.
Ainda segundo a nutricionista, “o consumidor tem o direito de saber o que come, e a rotulagem é fundamental, pois fornece informações que possibilitam a ele exercer seu direito de escolha na hora da compra”.
Fonte: Ascom/Consea, com informações do Idec