Notícias
Fian Brasil lança publicações e promove debate nesta sexta-feira em Brasília
A Fian Brasil, organização de direitos humanos que atua com a realização do direito humano à alimentação e à nutrição adequadas (Dhana), apresenta nesta sexta-feira, 9 de junho, a partir das 9 horas, em Brasília, duas publicações relacionadas à segurança alimentar e nutricional.
A primeira publicação será lançada às 9 horas e apresenta um diagnóstico de violações de direitos na comunidade quilombola Brejo dos Crioulos (MG). No período da tarde, às 14 horas, acontece o lançamento da segunda publicação, que trata de avanços e retrocessos na garantia desses direitos no Brasil.
As duas publicações estão relacionadas aos trabalhos e pesquisas da Fian. A luta pelo reconhecimento como comunidade quilombola e pelo direito ao território em Brejo dos Crioulos, localizada no Norte de Minas Gerais, é um dos casos acompanhados pela Fian há mais de 10 anos.
A elaboração do diagnóstico teve início em janeiro deste ano e é fruto de uma análise antropológica que se baseia na avaliação das principais violações de direitos humanos sofridas pela comunidade. “Ao tratar sobre o Dhana, também abarcamos uma ampla gama de direitos correlatos, como acesso à educação, saúde e cultura, e com base nisso fazemos uma série de recomendações ao Estado brasileiro sobre o que deve ser feito para alterar essa realidade”, aponta o assessor de direitos humanos da Fian Brasil, Lucas Prates.
Durante o lançamento do Diagnóstico de Brejo dos Crioulos haverá um debate sobre a segurança alimentar e nutricional dos povos quilombolas no Brasil, com a participação de José Carlos Véio e Joana Rodrigues (Brejo dos Crioulos), Luana Natielle e Lucas Prates (ambos da Fian Brasil), além de Ana Maria Segall, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
No período da tarde, a partir das 14 horas, será lançado o informe “Da democratização ao golpe: avanços e retrocessos na garantia do direito humano à alimentação e à nutrição adequadas no Brasil”. A publicação analisa a situação do Dhana no Brasil desde 1988 até o período atual. Para tanto são analisados criticamente os retrocessos nas áreas de proteção social e combate à fome, de produção e consumo de alimentos sustentáveis, bem como o aumento da violência institucional e da criminalização das lutas sociais.
Durante o lançamento, haverá uma mesa de debate com a participação de Jorge Gimenez e Valéria Burity, ambos da Fian Brasil; procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Deborah Duprat; Iridiani Seibert, do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC); professor Pedro Rossi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Antônio Teixeira, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Parcerias - O diagnóstico de Brejo dos Crioulos é uma parceria entre o CAA – Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas e CPT – Comissão Pastoral da Terra. Já o informe sobre o Dhana é uma iniciativa da Fian Brasil, com apoio do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Ambas as publicações contam com o apoio financeiro de Pão Para o Mundo (PPM) e Misereor. Após o lançamento, as publicações estarão disponíveis para download no site da Fian Brasil.
Fian Brasil - É uma seção da Fian Internacional, organização de direitos humanos que trabalha há 30 anos pela realização do direito humano à alimentação e à nutrição adequadas (Dhana). No país desde 2000, a Fian Brasil realiza o acompanhamento e monitoramento de casos de violações de direitos humanos, bem como ações de incidência, advocacy e articulação na área de direitos humanos e direitos correlatos.
Serviço
Lançamentos publicações Fian Brasil
Dia: 9 de junho de 2017 (sexta-feira)
Horário: a partir das 9 horas
Local: Instituto Bíblico de Brasília – SGAN 601, Módulo F, Asa Norte
Informações: (61) 3224 0454.
Fonte: Ascom/Fian Brasil