Notícias
FAO e OPAS lançam Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional
Mais da metade da população adulta do Brasil está com sobrepeso. Já a obesidade atinge cerca de 20% desse público. Os dados são do Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe, relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A publicação foi lançada nesta sexta-feira (27/01), na sede da Opas, em Brasília.
O ato de lançamento contou com a presença do representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic; do representante da Opas, Joaquim Molina, representantes do Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Casian) e Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Casian). Também esteve presente na cerimônia a chef de cozinha e apresentadora de TV Rita Lobo.
Segundo o documento, com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sobrepeso em adultos passou de 51,1% em 2010, para 54,1% em 2014. A tendência de aumento também foi registrada na avaliação nacional da obesidade. Em 2010, 17,8% da população era obesa; em 2014, o índice chegou aos 20%.
“Estes dados acendem um alerta para a sociedade e o governo”, disse o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic. “Ao mesmo tempo que o Brasil conseguiu superar a fome – alcançando níveis inferiores a 5% desde 2014, quando o país saiu do mapa da fome da ONU -, por outro lado, vem aumentando nos últimos anos os índices de sobrepeso e obesidade”.
O relatório Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe destaca iniciativas adotadas pelo governo brasileiro para promover a alimentação saudável e alertar a população para os riscos da má-alimentação. Um dos destaques é a criação de legislações que regulam a comercialização e a publicidade de alimentos para lactantes e crianças, além de outros alimentos voltados à primeira infância.
Fonte: Ascom/Consea, com informações da Ascom/FAO