Notícias
Empoderar mulheres deve ser prioridade em um mundo ainda dominado por homens, diz Guterres
Secretário-geral da ONU: 'Precisamos de mais mulheres em posições de liderança e de mais homens que defendam a igualdade de gêneros'. Imagem: ONU
Em um mundo ainda dominado pelos homens, até mesmo em países considerados “progressistas”, o que precisamos é de mais mulheres em posições de liderança e mais homens que defendam a igualdade de gêneros. A afirmativa foi feita nesta segunda-feira (13), pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
“Sim, eu sou um homem. Mas o que precisamos é de mais homens que se levantem pelo empoderamento das mulheres. O mundo precisa de mais mulheres líderes”, disse ele, diante da Comissão da Condição da Mulher da ONU (CSW, na sigla em inglês), que abriu sua sessão anual nesta segunda-feira.
Homens
Falando em inglês na Assembleia Geral, Guterres afirmou que as mulheres estão na linha de frente da justiça por um mundo mais justo e decente. O secretário-geral declarou que "o machismo bloqueia as mulheres e isso fere a todos". António Guterres afirmou que a comunidade internacional deve agir junta para combater o problema.
Ele disse que essa ação conjunta é necessária porque 130 milhões de mulheres e meninas no mundo sofreram mutilação genital e 225 milhões não tem acesso a contraceptivos modernos. Além disso, 15 milhões de meninas são forçadas a casar todos os anos e 830 mulheres correm o risco de morrer na hora do parto diariamente.
Discriminação
Guterres declarou que as mulheres estão sofrendo novas agressões à sua dignidade e segurança. Extremistas estão criando ideologias subjugando e negando os direitos de mulheres e meninas.
O chefe da ONU alertou ainda que a violência sexual, o casamento forçado, tráfico humano e escravidão são armas física e psicológica de guerra. E afirmou que a discriminação à mulher representa um alerta de que os valores comuns da sociedade estão sob ataque.
Guterres deixou claro que a ONU vai apoiar integralmente o empoderamento das mulheres.
Missões de Paz
O secretário-geral destacou ainda a importância da participação das mulheres nos processos de paz. Segundo o chefe da ONU, quando as mulheres estão envolvidas em missões de paz, as chances de se alcançar a paz sobem para 35%.
Atualmente, Guterres afirmou que as operações de paz das Nações Unidas contam com apenas 3% de mulheres. Ele pediu aos Estados-membros que aumentem o nível de participação feminina em suas tropas.
Fonte: Centro de Notícias da ONU