Notícias
CPLP debate em Roma criação de um grupo de cooperação em sistemas alimentares
Países da CPLP querem desenvolver processos de cooperação e sinergia para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada. Imagem: FAO
Representantes governamentais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se reúnem nesta terça-feira (10), paralelamente à 44ª Sessão do Comitê Mundial de Segurança Alimentar (CSA/FAO), que está acontecendo em Roma. O objetivo é debater a criação do Grupo de Trabalho em Nutrição e Sistemas Alimentares, que visa desenvolver processos de cooperação e sinergia entre os países da CPLP para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), posicionando a nutrição de forma central nos processos de produção, abastecimento e comercialização de alimentos.
Os termos de referência deste grupo de trabalho estão sendo apresentados por um representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Brasil, país que assume a Presidência pro tempore da CPLP. Após o debate, o diretor de Cooperação do Secretariado-Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão, apresenta os resultados da 2ª reunião extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consan-CPLP), ocorrida em junho de 2017.
Vale lembrar que durante a 22ª reunião do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em julho de 2017, em Brasília, a 2ª reunião extraordinária do Consan-CPLP adotou o Plano Indicativo de Trabalho para 2017-2018 da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (Esan-CPLP), que “consolida linhas de ação mais eficazes para o aumento da segurança alimentar no seio da comunidade”.
Roma
Neste encontro entre delegações, estão ainda previstas a apresentação da Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Florestal, por um representante do ministério português da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, e uma intervenção do chefe do Escritório de Ligação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Francisco Sarmento, versando o futuro da cooperação com a CPLP.
Na 11ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2016, em Brasília, foi sublinhado que nas atividades da Comunidade estão presentes “as metas e compromissos internacionalmente identificados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, designadamente a erradicação da fome no mundo e a garantia do acesso a uma alimentação de qualidade, nutritiva e suficiente de todas as pessoas, particularmente as mais vulneráveis”.
44ª Sessão Plenária do CSA
A 44ª Sessão do Comitê Mundial de Segurança Alimentar ocorre desta terça até sexta-feira (9 a 13), na sede da FAO, em Roma, sob o lema “Fazendo a Diferença na Segurança Alimentar e Nutrição”.
O Comitê Mundial de Segurança Alimentar é um fórum intergovernamental para a revisão e o acompanhamento das políticas mundiais nesta matéria, reportando à Assembleia Geral das Nações Unidas, através do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc) e da Conferência da FAO.
Fonte: Ascom/Consea com informações da CPLP