Notícias
Consumo de orgânicos cresce no Distrito Federal
O Distrito Federal é a unidade da Federação que mais cresce e investe em produtos orgânicos. A produção estimada de hortaliças e frutas orgânicas, livres de agrotóxicos, é de 8.200 toneladas por ano, o que representa um crescimento médio anual de 34%. As informações estão no jornal Correio Braziliense desta segunda-feira (5).
Mais de 200 propriedades já são certificadas ou cadastradas com o selo orgânico. Outras 200 propriedades estão sendo preparadas para entrar nesse mercado. Atualmente já são 51 feiras de agricultores orgânicos espalhadas pelo DF, diz a reportagem do jornal.
“Para nós, pesquisadores e técnicos, o consumo de produtos orgânicos nunca foi moda e, sim, uma tendência para o futuro”, afirma, em entrevista ao jornal, Roberto Guimarães Junqueira, coordenador de Agroecologia e Produção Orgânica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).
Associação
Criada em 1988, a Associação de Agricultura Ecológica (AGE) é pioneira no DF na agricultura orgânica, atuando desde a produção, a comercialização, a legislação até a fiscalização. A entidade reúne sócios produtores e sócios consumidores de alimentos produzidos em sistemas agroecológicos.
Também em Brasília, o projeto Equinócios: Atividades em Comunidade vem realizando oficinas de agroecologia com moradores em situação de rua, com orientações em relação à produção orgânica de ervas medicinais, aromáticas e comestíveis.
A horta fica no Centro Pop, um local público de especialização que auxilia a população em situação de rua no desenvolvimento de atividades para o alcance da autonomia, estimulando a organização, a mobilização e a participação social.
Clique aqui para ler a reportagem do Correio Braziliense
Fonte: Ascom/Consea