Notícias
Conferência em Berlim debate agricultura urbana
Discutir políticas públicas para a promoção da agricultura urbana. Esse foi o objetivo central da 1ª Conferência internacional de Agricultura Urbana, realizada no início de setembro, em Berlim, na Alemanha. O encontro teve a participação de pesquisadores, ativistas sociais e gestores públicos de vários países.
Membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, o engenheiro agrônomo Marcos José de Abreu participou do evento e falou sobre a experiência das organizações não-governamentais brasileiras na promoção da agricultura urbana.
Marcos comentou também sobre o projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores de Florianópolis que busca instituir a Politica Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica.
O conselheiro disse que o atual modelo de desenvolvimento do país privilegia o agronegócio e alertou para a crescente contaminação da população por agrotóxicos e fertilizantes químicos sintéticos utilizados nas grandes lavouras.
“A agricultura urbana promove a agroecologia, amplia a diversidade agroalimentar, diminui a distância entre quem planta e quem consome e pode ser uma potente ferramenta pedagógica e questionadora do agronegócio, gerando renda e preservando recursos naturais”, destacou ele.
Em Berlim, Marcos também visitou projetos de jardins coletivos, parques agrícolas e de agricultura urbana em áreas abandonadas. “Precisamos repensar a cadeia agroalimentar onde o alimento é visto somente como mercadoria e o lucro está no centro para também avançarmos com a agricultura urbana no nível global”, avaliou ele durante a conferência.
Fonte: Ascom/Consea