Notícias
Capixabas agora têm Comissão de Presidentes de Conselhos Municipais
O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo (Consea-ES), de forma pioneira, oficializou nesta quarta-feira (20) a criação da Comissão de Presidentes de Conselhos Municipais (CPCM). A ideia já havia sido aprovada em plenária do conselho realizada em julho, mas agora foi referendada com a publicação da Resolução 004/207 no Diário Oficial do Estado desta quarta (20).
“A CPCM atuará como mecanismo permanente de articulação do Consea estadual com os conselhos municipais para a concretização do Sisan [Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional]”, informou Alcemi Barros, presidente do Consea-ES. “Este é mais um passo importante na valorização dos conselhos municipais e fortalecimento do Sistema e da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, dando continuidade ao belo trabalho das gestões anteriores do Consea-ES”, afirmou ele.
O Espírito Santo possui 78 municípios, sendo que 39 deles possuem Consea instituído. A CPCM funcionará nos mesmos moldes da CPCE, que é a Comissão de Presidentes dos Conseas Estaduais, instância interna do Conselho Nacional.
“São grandes as expectativas com a criação da CPCM”, diz Alcemi Barros. Entre elas estão: fortalecer as políticas municipais, dialogando com as realidades, dificuldades e potencialidades; estimular a criação de conselhos; e ampliar a adesão do municípios ao Sisan.
O Consea-ES também pretende, com a criação da CPCM, estimular a troca de experiências municipais; favorecer a criação dos planos municipais; realizar eventos temáticos nas regiões; fortalecer o papel e a autonomia dos conselhos municipais, entre outros objetivos.
“Esperamos que a nossa iniciativa estimule os demais estados a criarem suas instâncias, pois o conselho estadual ficará fortalecido”, conclui o presidente do Consea-ES.
Clique aqui para ler a Resolução 004/2017
Fonte: Ascom/Consea