Notícias
“Nós queremos produzir alimento”, diz representante dos povos indígenas
Começou nesta quarta-feira (8) o Fórum Interconselhos 2017. Iniciativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em parceria com a Secretaria de Governo (Segov), por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social, o fórum tem o objetivo de possibilitar a participação da sociedade na elaboração e monitoramento dos Planos Plurianuais (PPA) e conta com a participação de representantes de diversos conselhos nacionais de políticas públicas, além de representantes de comissões e entidades de classe.
O conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) Dourado Tapeba participou da plenária livre. Dourado alertou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) está com o quadro de servidores reduzido e falta corpo técnico qualificado para atender aos 304 povos indígenas brasileiros. Além disso, o conselheiro reafirmou a necessidade de políticas públicas para apoiar a produção em terras indígenas. “Nós não queremos cesta básica. Nós queremos produzir o alimento porque nós sabemos produzir”, afirmou ele.
O debate de políticas públicas no Fórum Interconselhos 2017 continua até quinta-feira (9) no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF).
Fonte: Ascom/Consea