Notícias
Sociedade civil do Consea manifesta apoio ao SUS
Conselheiros dos movimentos sociais que integram o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) participaram nesta quarta-feira (6) da “2ª Marcha em Defesa do SUS e da democracia”, realizada em Brasília. Os participantes da marcha, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), também se manifestaram em defesa da seguridade social e dos direitos sociais, incluindo a previdência e a assistência social.
Representante da Articulação dos Povos Indígenas no Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), o conselheiro Dourado Tapeba, defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e pediu mais atenção à saúde dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.
Dourado também denunciou a situação em que se encontram povos Guarani Kaiowá. “No Mato Grosso do Sul, os povos indígenas não podem nem sair pra comprar comida. É um desrespeito.”, disse Dourado. O Consea tem recebido relatos de que os conflitos por terra está gerando boicote aos índios no comércio da região e contaminação das plantações por pulverização aérea.
Fonte: Ascom/Consea