Notícias
Semana de Combate a Agrotóxicos no AM alerta sobre mudanças nas leis de defensivos
Semana Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos no Amazonas reuniu agricultores, representantes da Embrapa, da Conab, do Ministério da Agricultura, do Ministério Público do Estado do Amazonas, técnicos e estudantes. Imagem: Consea/AM
O Conselho de Segurança Alimentar do Amazonas (Consea/AM) encerrou neste sábado (3) sua participação na Semana Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. O encontro de Manaus reuniu agricultores, representantes da Embrapa, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ministério Público do Estado do Amazonas, de estudantes e técnicos durante toda a última semana. O evento foi organizado pelo Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FCA) e realizado em todo o país.
As propostas de alteração na Lei nº 7.802/89, que regulamenta os agrotóxicos no Brasil, foram os principais destaques na cerimônia de abertura, realizada no dia 28 de novembro, na Universidade Federal do Amazonas. A coordenadora do Fórum Amazonense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, promotora de Justiça Aurely Pereira de Freitas, alertou as entidades participantes sobre a necessidade de acompanhar a votação das propostas de alteração da Lei nº 7.802/89, em trâmite no Congresso Nacional.
Dentre as alterações propostas nos Projetos de Lei (PL) 3.200/15 e PL 1687/15, a promotora de Justiça destacou a restrição do debate em torno do uso de agrotóxicos apenas no âmbito do Ministério da Agricultura, com a exclusão dos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, que hoje participam do processo, que atuam para avaliar os impactos dos produtos na saúde humana e no meio ambiente, respectivamente.
Durante a semana, foram apresentadas palestras sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, importância da agroecologia e da produção orgânica para a sustentabilidade e segurança alimentar, cenários da produção orgânica no estado do Amazonas, vantagens da produção orgânica para os agricultores, certificação orgânica e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros.
Segundo o presidente do Consea/AM, Marc Arthur Loureiro, o último dia do evento contou com um café da manhã orgânico, com a participação da produção orgânica de vários agricultores credenciados no Mapa, som ao vivo, apresentações e exposição de artesanato e atividades lúdicas para crianças.
Fonte: Ascom/Consea com informações do Consea/AM