Notícias
Consea e Embrapa discutem nesta terça o Projeto Biofort
A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maria Emília Pacheco, participa nesta terça-feira (15/03), em Brasília, de uma reunião técnica sobre o Projeto Biofort, que é responsável pela biofortificação de alimentos no Brasil, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
De acordo com informações da Embrapa, "o objetivo principal do Biofort é diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar e nutricional, por meio do aumento da concentração dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta das populações mais carentes".
Ainda segundo informações da empresa, "a biofortificação é obtida em um processo de cruzamento de plantas da mesma espécie - também conhecido como melhoramento genético convencional - gerando cultivares mais nutritivas".
A presidenta do Consea pede a ampliação do debate sobre o assunto. "Estamos diante de grande desafio que nos remete, em primeiro lugar, a aprofundar o debate sobre os caminhos da nutrição no contexto de novas formas de acumulação e expansão dos interesses corporativos para responder ao quadro de desnutrição", disse ela.
Segundo Maria Emília, "a proposta precisa articular-se com a análise sobre seus efeitos sobre a autonomia dos agricultores familiares, sobre a cultura alimentar, sobre a biodiversidade, no contexto da lei de acesso aos recursos genéticos, em fase de regulamentação, e seus impactos para a vida dos povos e comunidades tradicionais".
O projeto foi tema de uma atividade integradora na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em Brasília em novembro. O debate foi promovido pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), que está concluindo um subsídio para este debate.
A reunião ocorre na sede da Embrapa, em Brasília, com início marcado para as 10 horas. Às 14 horas serão feitos os encaminhamentos. Devem participar da reunião representantes da diretoria da Embrapa, conselheiros do Consea e técnicos de ministérios relacionados ao tema.
Fonte: Ascom/Consea