Notícias
Amamentação reduz risco de câncer em mães e crianças
Colocar o bebê no colo e amamentá-lo é o primeiro passo para a prevenção de doenças graves como o câncer. “A amamentação protege as crianças de alguns linfomas na infância e também protege as mulheres de câncer de mama, útero e ovário”, afirma a pediatra Ana Júlia Colameo, conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano que uma mãe amamenta, o risco de desenvolvimento de câncer de mama invasivo é reduzido em 6%.
Estudos indicam que há um índice mais elevado de câncer de mama entre mulheres adultas que foram alimentadas com leite em pó na infância. As mulheres amamentadas quando crianças, mesmo que por pouco tempo, correm risco 25% menor de desenvolver câncer de mama.
Uma pesquisa divulgada na revista científica britânica "The Lancet", na semana passada, mostra que a amamentação pode evitar até 20 mil mortes por câncer de mama a cada ano no mundo.
Nesta quinta-feira (4), é comemorado o Dia Mundial do Câncer. A data foi instituída em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e tem como principal objetivo fazer com que o maior número de pessoas no mundo fale sobre a doença.
Fonte: Ascom/Consea