Notícias
Ação nas redes sociais desafia participante a evitar o desperdício de alimentos
Embrapa, WWF-Brasil e FAO lançam ação digital "Mania de Desperdício" por meio da hashtag #MinhaGastromania, para incentivar pessoas a desperdiçarem menos alimentos. Imagem: WWF
A Embrapa, o WWF-Brasil e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO iniciaram a ação digital "Mania de Desperdício" por meio da hashtag#MinhaGastromania para incentivar as pessoas a desperdiçarem menos alimentos.
Para Gustavo Porpino, analista da Embrapa, a campanha contribui para despertar o interesse da sociedade por um tema com implicações sociais, econômicas e ambientais.
"Desperdiçar também significa reduzir as possibilidades de enfrentamento da insegurança alimentar", explica Porpino.
O agrônomo Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, enfatiza que o combate ao desperdício de alimentos é prioritário para a organização e deve estar presente na agenda de todos os governos.
Campanha
As ações no Facebook e no Twitter fazem parte da campanha #SemDesperdício, lançada em outubro como parte da programação do Dia Mundial da Alimentação.
A segunda etapa da campanha digital começou na primeira semana de novembro e deixa o humor um pouco de lado para abordar assuntos mais relacionados à redução do desperdício de alimentos.
O #SemDesperdício convida os consumidores a refletir sobre o tema por meio de vídeo. A campanha lançou também o hotsitewww.semdesperdicio.org. Os interessados em participar devem cadastrar o e-mail para receber as missões diárias.
Por meio do site, o público está sendo convidado a participar do "Desafio Uma Mania a Menos". Durante dez dias, um e-mail por dia com dicas para reduzir o desperdício de alimento nas famílias será enviado.
Na primeira fase da "Mania de Desperdício", celebridades como a nutricionista Bela Gil aderiram à causa compartilhando a hashtag#MinhaGastromania e estimulando os seus seguidores a postarem sobre manias na cozinha.
Youtubers ligados à gastronomia, profissionais e veículos de comunicação também participaram da ação, que ainda não havia divulgado as entidades autoras da campanha.
Como participar do desafio?
Os internautas que desejarem participar do "Desafio Uma Mania a Menos", podem cadastrar o e-mail na página www.semdesperdicio.org.
A página virtual também disponibiliza os manuais "Sem Desperdício no trabalho", "Sem Desperdício em eventos" e "Sem Desperdício em casa" com orientações simples para que empresas ou pessoas possam se engajar na redução do desperdício de alimentos.
O perfil da campanha no Facebook é o Mania de Desperdício. Para acompanhar e compartilhar a campanha no Twitter, acessehttps://twitter.com/MdeDesperdicio. As hashtags #ManiaDeDesperdício e #SemDesperdício podem ser usadas em postagens relativas ao tema.
Fonte: Embrapa