Notícias
Sergipe realiza 2º Seminário do Sisan
O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (Consea-SE) realizou nesta quarta-feira (25/02) o 2º Seminário do Sisan (Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional), no auditório do Incra. O objetivo do evento foi avaliar coletivamente os avanços e desafios do Sisan no estado. O encontro teve a presença de Ana Flávia, representante da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan nacional) e de Ailda Almeida Santos, da Câmara Estadual.
A represente da Caisan Nacional mostrou os avanços do Sisan no Brasil e os desafios, focando adesão de municípios ao sistema. Atualmente Sergipe tem três municípios que aderiram ao sistema - Lagarto, Umbaúba e Boquim; dois em via de análise (Pacatuba e Santa Rosa de Lima) e outros três preparando a documentação (Arauá, Aquidabã e Canindé do São Francisco).
Participaram do seminário secretários municipais, conselheiros e presidentes de conselhos municipais, representantes de comunidades tradicionais de matriz africana e parlamentares. O evento contou com 33 representantes dos governos municipais e 40 da sociedade civil.
Durante o programa as cidades de Umbaúba e Lagarto contaram as experiências depois de um ano que aderiram ao sistema: ganhos e dificuldades. Ao final do seminário, foram feitos três encaminhamentos: realizar seminários municipais para esclarecer o sistema; capacitação de conselheiros municipais sobre o papel do conselheiro e do conselho; e ajudar a os municípios a aderiram ao sistema.
Fonte: Consea-SE