Notícias
Presidenta do Consea abre encontro temático em Belém
“Por que os índices de insegurança alimentar e nutricional na Amazônia são os mais altos do país?”. Esta foi uma das primeiras frases da presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, na cerimônia de abertura do Encontro Temático sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia, que ocorre em Belém do Pará.
Maria Emília, que se disse “mineira de nascimento e amazônica de coração”, falou que, com esse primeiro encontro temático, tem-se início o processo da Conferência Nacional (que ocorre em novembro, em Brasília). “Há uma simbologia muito grande na realização deste encontro aqui na Amazônia, esse importantíssimo bioma, que tem um sentido nacional”, disse ela.
A presidenta do Consea destacou diversos aspectos do bioma, como “a riqueza da biodiversidade da Amazônia, o seu valioso patrimônio cultural, o conhecimento tradicional de seus povos sobre as plantas medicinais e comestíveis, frutos, sementes, raízes, peixes e fauna silvestre”.
Segundo ela, “essa riqueza, esse valioso patrimônio deveria representar uma abundante oferta e utilização de proteínas, vitaminas e minerais para garantir a saúde, a segurança alimentar e nutricional e a qualidade de vida de sua população, mas infelizmente não é isso que ocorre, pois uma parte considerável dos povos das águas e das florestas, os povos indígenas, os ribeirinhos, os quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais”.
Ela falou sobre pesquisas oficiais que revelam hábitos alimentares na região. “Cerca de um milhão de pessoas na região ainda sofrem algum tipo de insegurança alimentar e o consumo de frutas e hortaliças tem sido um dos mais baixos [do país]”, revelou ela, em alusão a números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad).
Maria Emília aproveitou também para agradecer à presidenta do Conselho Estadual do Pará (Consea-PA), Rosa Barbosa; à secretária adjunta da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, que é da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan); e ao secretário de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará, Heitor Pinheiro Santos.
O 1º Encontro Temático sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia foi aberto na manhã desta terça-feira (09/06), no Hotel Princesa Louçã, em Belém, capital do Pará. Após a abertura foi realizada a primeira mesa, que abordou os desafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional na Amazônia, sob coordenação da conselheira Aldenora González.
A primeira mesa teve duas exposições, sendo uma sobre os índices de insegurança alimentar da região, que são os maiores do país, e a outra sobre as políticas públicas voltadas para a promoção da segurança alimentar e nutricional. A primeira foi feita pela conselheira Ana Maria Segall e a segunda, por Paulo Guilherme Cabral, secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente e integrante da Caisan.
Fonte: Ascom/Consea