Notícias
PAA África divulga relatório da primeira fase
Acaba de ser finalizado o relatório de resultados e aprendizados da fase I do PAA África, que reflete de forma resumida os primeiros 18 meses de implementação do programa, entre 2012 e 2013. Ele é fruto da sistematização mais recente dos dados sobre as operações, das trocas entre os parceiros e da reflexão por parte da coordenação do programa e das equipes em campo.
O PAA África é a replicação, em alguns países daquele continente, de uma das experiências brasileiras no campo da segurança alimentar e nutricional.
O relatório foi elaborado pela equipe do projeto na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e no Programa Mundial de Alimentos (PMA). O documento busca disseminar não apenas os resultados do programa, mas também os seus aprendizados, com vistas a subsidiar o diálogo sobre a operacionalização de iniciativas de compras locais para assistência alimentar na África, com engajamento dos governos e da sociedade civil.
O ministro Milton Rondó, que coordena as Ações Internacionais de Combate à Fome, (CGFome), no Ministério das Relações Exteriores (MRE), destacou o papel do Consea, tanto na replicação desse programa, como nas demais ações da cooperação internacional. “O Consea tem desempenhado um papel importante na discussão sobre a cooperação internacional prestada pelo Brasil no campo da segurança alimentar e nutricional, e o seu apoio ao PAA África é prova disso”, afirmou o ministro.
“Desde o início o Consea tem demonstrado grande engajamento, participando dos mais diversos espaços de diálogo do programa, seja no grupo técnico e consultivo no Brasil, seja nas atividades de acompanhamento e de trocas de experiências nos países africanos”, informou Milton Rondó.
Ainda segundo ele, “as contribuições oferecidas pelos conselheiros que acompanham o projeto nos ajudam a fortalecer a noção da importância da participação social na elaboração e implementação de políticas públicas junto aos parceiros e aos governos africanos, a reforçar e ampliar espaços participativos dentro do programa e a disseminar, dentro do Brasil, os bons resultados, aprendizados e desafios no desenvolvimento do PAA África".
(Leia aqui o relatório completo (em português).
Fonte: Com informações da CGFome/MRE e Programa PAA África