Notícias
Foz do Iguaçu sediará fórum sobre Segurança Alimentar e Nutricional na América do Sul
Pesquisadores, ativistas e integrantes de governos de 13 países sul-americanos debaterão aspectos de cooperação acadêmica para a segurança alimentar e nutricional da América Latina e para o desenvolvimento social, durante o 1º Fórum do Programa Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional dos Países da União das Nações Sul-americanas (Rede SSAN-Unasul), que acontecerá de 24 a 26 de junho, no campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR).
O objetivo do evento é promover a integração de representantes dos governos e pesquisadores do Programa SSAN-Unasul, onde serão colocados em discussão princípios, metodologia e plano de trabalho. Ainda integra o escopo das atividades do fórum, a discussão de temas como o combate à pobreza, vulnerabilidade social e a insegurança alimentar, agricultura familiar e do campo; a preservação da identidade e cultura dos povos; pluralidade das fontes alimentares e priorização aos mercados.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), os maiores avanços no combate à fome são nas regiões latino-americanas, conforme o Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional de 2014 para América Latina e Caribe – documento apresentado pela FAO no ano passado. O desafio, conforme o órgão da ONU estima, é fazer com que 2,4 milhões de pessoas superem a fome ainda em 2015.
Alguns países membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) como Argentina, Brasil, Chile, Peru, Uruguai e Venezuela reduziram seu percentual de fome, em média, em 6,1% segundo a suas respectivas populações. Outros integrantes como Bolívia e Colômbia também apresentam níveis de avanço no acesso à alimentação. Os números do Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional refletem a adoção de políticas públicas que priorizam a segurança alimentar e nutricional de forma ampla e universal.
A criação da Rede SSAN-Unasul é um dos esforços para o fomento de ideias e ações que visam acelerar a erradicação de fome no continente. A rede se articula por meio de videoconferências, seminários e incentivo aos projetos de pesquisas brasileiros, que se desenvolvem numa rede de parcerias, entre instâncias governamentais e instituições de ensino de toda a América do Sul. Diante da dimensão continental de atuação para erradicação da fome e pobreza no continente sul-americano, o Fórum do Programa da Rede SSAN-Unasul estará aberto a pesquisadores, técnicos de governo e ativistas sociais interessados nas questões relativas à Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na América do Sul.
O 1º Fórum do Programa Rede SSAN-Unasul é uma realização da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Governo Federal, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Secretaria de Ciência e Tecnologia Para Inclusão Social (Secis), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Parque Tecnológico Itaipu.
Fonte: Rede SSAN-Unasul