Notícias
Ex-alunas prestam homenagens póstumas a Ivan Beghin
Na semana passada, faleceu o médico, nutrólogo e professor belga Ivan Beghin, que realizou importantes trabalhos no Brasil e que é considerado uma referência em pesquisas e políticas públicas relacionadas à nutrição.
A Rede de Nutrição do Sistema Único de Saúde, conhecida como RedeNutri, uma rede social composta por profissionais envolvidos na implementação de ações de alimentação e nutrição em diferentes esferas de governo e áreas, veiculou em sua página na Internet uma série de depoimentos em homenagem ao professor.
Ivan Beghin é pai de Nathalie Beghin, pesquisadora do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
“Uma geração de profissionais, gestores, pesquisadores em políticas públicas de alimentação e nutrição foram formados e inspirados pelas propostas de Ivan Beghin”, diz o comunicado da RedeNutri.
“Beghin foi emblemático no desenvolvimento de capacidades em nutrição no Brasil e sou muito grata por ter sido sua aluna. Tive a chance de conhecer, em vários países e instituições, profissionais e pessoas que ele influenciou de maneira duradoura e humana e que hoje se espalharam pelo mundo”, disse Denise Coitinho.
Já Maria de Fátima Carvalho registrou: “Foi um privilégio ter participado do Curso Planejamento Nutricional, coordenado e ministrado por ele, na UnB, em meados da década de 80. Aqueles conhecimentos adquiridos e compartilhados, e aquela visão compromissada do ‘fazer’ intervenções na área de nutrição coletiva, em maior ou menor grau, certamente, acompanharam a todos nós, alunos e alunas, desde essa época, marcando nossas trajetórias profissionais”.
Marília Leão, ex-conselheira do Consea, também deixou um depoimento: “A principal lição do Beghin foi a sua história de vida como pai de família, médico, nutrólogo, mestre dedicado e sua disposição para colaborar efetivamente com países em desenvolvimento no campo da Nutrição e Saúde Pública”, registrou.
“O professor Ivan Beghin faz parte da nossa história e deve ser celebrado como um grande líder e colaborador do campo da segurança alimentar e nutricional do país”, concluiu Marília, em mensagem publicada na RedeNutri.
O Consea se junta às entidades, aos pesquisadores e ex-alunos(as) do professor Beghin para expressar os sentimentos de pesar e manifestar total solidariedade à família, na pessoa da conselheira Nathalie Beghin.
Fonte: Ascom/Consea e RedeNutri