Notícias
Evento no Panamá debate segurança alimentar na América Latina
Discutir os indicadores que medem a segurança alimentar e nutricional e dão apoio às políticas públicas na América Latina e Caribe é o objetivo da Oficina Regional de Especialistas. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o evento começou nesta segunda (31) e segue até esta terça-feira (1º), na Cidade do Panamá, Panamá.
Durante a oficina, o secretário nacional de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, falou sobre o trabalho técnico realizado entre a FAO, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o MDS, no ano passado, para atualizar um dos parâmetros do modelo que estima a população em subalimentação no Brasil.
“O parâmetro que a FAO usava era o mesmo desde 1990 e não tinha a mudança de padrão e nível de consumo de alimentos das famílias mais pobres nos anos 2000, em decorrência do Bolsa Família, alimentação escolar e aumento real do salário mínimo”, explicou o secretário.
Nesta terça-feira (1º), a coordenadora-geral de Monitoramento das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Carmem Priscila Bocchi, participa do evento. Ela vai falar sobre o "Uso de Indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional na tomada de decisões".
A oficina dá continuidade ao seminário realizado em dezembro de 2014, na Colômbia, quando foi feito um panorama dos sistemas de monitoramento em segurança alimentar e nutricional existentes na região para promover a reflexão sobre as formas de melhorá-los.
O evento é também um dos desdobramentos do Projeto de Apoio às Estratégias Nacionais e Sub-regionais de Segurança Alimentar e Nutricional e de Superação da Pobreza nos países da América Latina e Caribe, parceria do MDS, FAO e Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores. O projeto tem como objetivo fortalecer espaços de diálogo intersetoriais governamentais, com a participação da sociedade civil, e as políticas e sistemas de informação, monitoramento e avaliação em segurança alimentar e nutricional.
Fonte: Ascom/MDS