Notícias
Encontro em Belém: mesa debate água, terra e território
A segunda mesa de debates do Encontro Temático sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia discute os temas água, terra e território, na tarde desta terça-feira. O evento, que está sendo realizado em Belém até a quinta-feira, reúne 200 participantes, representantes dos estados do bioma Amazônia.
O impacto da expansão do dendê no Pará na produção de alimentos e na vida dos agricultores familiares é tema de exposição de Elias Kempner, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Abaetetuba, Pará.
Já o representante do Conselho Nacional de Populações Extrativistas do Amazonas, Manoel Silva da Cunha, aborda os impactos positivos da regularização fundiária por meio de Unidades de Conservação Sustentável e Reservas Extrativistas e o significado para a segurança alimentar e nutricional.
Outra apresentação é do representante do Movimento dos Atingidos por Barragens, Miquéias Ribeiro de Carvalho, de Rondônia, que fala sobre os impactos das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio na vida e na alimentação dos povos e comunidades tradicionais. A coordenação dos trabalhos da tarde é do conselheiro Eduardo Amaral Borges.
A primeira mesa, realizada na manhã desta terça-feira, teve duas exposições, sendo uma sobre os índices de insegurança alimentar da região, que são os maiores do país, e a outra sobre as políticas públicas voltadas para a promoção da segurança alimentar e nutricional.
A primeira exposição foi feita pela conselheira Ana Maria Segall; a segunda, por Paulo Guilherme Cabral, secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente. A coordenação foi da conselheira Aldenora González.
Fonte: Ascom/Consea