Notícias
Em entrevista, conselheira defende a alimentação saudável
Celebrado em 15 de março, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi destaque do programa Nacional Jovem, da Rádio Nacional da Amazônia, da última segunda-feira (16/03). Este ano, a Consumers International, entidade internacional de defesa do consumidor, escolheu como tema para a campanha deste ano "o direito à alimentação saudável". Sobre o assunto o programa conversou com Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana, uma organização associada à Consumers na promoção da conscientização dos governos para a gravidade da situação.
Segundo Ekaterine, que é conselheira do Consea, o tema foi escolhido dada a gravidade do assunto no mundo. "Os problemas decorrentes de uma alimentação inadequada repleta de produtos industrializados e com alto teor de sódio, gordura e açúcar, e as consequências que isso acarreta para a saúde da população são fatores propulsores para serem destacados na campanha", alerta.
No Brasil, por exemplo, ela ressalta que mais de 50% da população brasileira está acima do peso, e no que diz respeito às crianças, esse número chega a 30%. Para ela, esses dados têm impactos direto na economia do país. “A Consumers International está muito preocupada. As consequências de uma alimentação inadequada são imensamente grandes, e isso impacta inclusive nas economias dos países que assumirão altos gastos com a saúde pública devido a obesidade.” afirma Ekaterine.
Clique aqui para ouvir a entrevista da conselheira.
Fonte: EBC/Rádio Nacional da Amazônia