Notícias
Conselheiro participa de eventos em São Tomé e Príncipe
O professor Pedro Kitoko, conselheiro titular do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), participou na última semana de uma série de atividades em São Tomé e Príncipe, país africano de língua portuguesa.
Uma das atividades foi a criação de um conselho nacional, nos moldes do congênere brasileiro. O objetivo é iniciar o processo de erradicação da fome e da pobreza naquele país.
“O evento é resultado do desdobramento de seminário ocorrido em 2008”, disse Kitoko. “Na sequência deste último, a sociedade civil santomense começou a se organizar, criando, em 2011, a Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional de São Tomé e Príncipe”.
De acordo com o conselheiro e professor, a rede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa conta com a participação do Brasil, através do Fórum Brasileiro pela Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN).
“O diploma legal que cria o CONSAN, órgão coordenador de políticas, programas e outros instrumentos setoriais com impacto na segurança alimentar e nutricional, foi discutido e aprovado pelos participantes”, informou Kitoko.
Com a institucionalização desta estrutura, São Tomé e Príncipe prepara-se "para erradicar nos próximos quatro anos a fome e a extrema pobreza", declarou à imprensa um alto quadro agrônomo de São Tomé e Príncipe.
Durante a sua palestra o conselheiro Pedro Kitoko fez um breve histórico da segurança alimentar e nutricional no Brasil e explicou detalhadamente o que a sociedade e o governo ganham com a criação do Conselho.
Finalizando sua palestra informou aos participantes que “o conselho brasileiro continuará se colocando à disposição para continuar contribuindo nas conquistas santomenses”
Fonte: Ascom/Consea