Notícias
Conselheira defende manutenção da rotulagem de transgênicos
Em entrevista ao programa Amazônia Brasileira desta quinta-feira (14), a conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) Ana Paula Bortoletto criticou o projeto que acaba com a rotulagem de transgênicos no país. “Sem essa informação vai ficar mais difícil para o consumidor escolher se quer ou não consumir produtos transgênicos”, explicou a conselheira.
Doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (Usp) e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Ana Paula Bortoletto explicou que pesquisas indicam a relação entre o consumo de transgênicos e o desenvolvimento de tumores e alergias alimentares. “A gente tem que evitar alimentos que podem prejudicar a saúde assim como evitar alimentos com agrotóxicos”, afirma.
A jornalista Beth Begonha, que apresenta o programa, reforçou a importância de participação na campanha. “O mínimo que a gente pode pedir é que haja mais debate, mais discussão”, disse ela. Também reafirmou que a população tem o “direito de saber, direito de escolher se quer consumir ou não” os produtos transgênicos.
O Projeto de Lei 4148/08 foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 28/04 e segue para análise no Senado. Para tentar barrar o projeto, entidades da sociedade civil estão promovendo uma campanha na internet. Os interessados podem acessar o site do Idec e enviar mensagens aos senadores. “Eu vejo que no Senado há a possibilidade de contar com apoio de senadores que se preocupam com essa questão de ferir o direito da população à informação”, disse ela.
Ana Paula ressaltou ainda a atuação do Consea na luta contra o fim da rotulagem de transgênicos. “O Consea também se manifestou e foi aprovada na última plenária uma recomendação aos senadores pela não aprovação do PL”, explica.
O programa Amazônia Brasileira é veiculado diariamente, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 5h.
Clique aqui para acessar a campanha contra o fim da rotulagem de transgênicos
Fonte: Ascom/Consea