Notícias
Consea-TO e consultor da FAO avaliam segurança alimentar no Tocantins
Membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins (Consea-TO) foram recebidos pela secretária do Trabalho e da Assistência Social do Tocantins, Patrícia Rodrigues do Amaral, na última sexta-feira (30/01) para discutir a política de segurança alimentar e nutricional no estado.
De acordo com o presidente do Consea-TO, José Afonso de Oliveira, a proposta para 2015 é a realização de encontros regionais de capacitação para os conselheiros municipais e a organização das conferências municipais e estadual de Segurança Alimentar. “Os 139 municípios do estado tem conselhos municipais, mas muitos não são efetivos por falta de apoio. Assim como estamos recebendo esse incentivo da FAO [Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura] pretendemos fazer o mesmo com os municípios”, explicou o presidente. O Tocantins conta com um convênio de R$ 450 mil junto ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e têm assinado um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Antes da reunião, Patrícia Rodrigues do Amaral recebeu o consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), João Augusto de Freitas. O consultor da FAO está visitando todos os estados da região Norte com o intuito de levantar informações sobre os componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan).
Segundo João Augusto, o Sisan tem contribuído para concretizar importantes avanços na redução de indicadores de Insegurança Alimentar. “Trata-se de um sistema novo, o Tocantins, por exemplo, aderiu em 2011 por isso precisamos avaliar e incentivar sua continuidade”, disse o consultor.
A secretária reafirmou o compromisso do governo do estado em trabalhar para combater a fome e a miséria. “Essa visita da FAO vem para acordar o estado de que a miséria está ai e nós precisamos juntos combatê-la. Este Sistema é uma forma consistente de lidarmos com esse problema”, disse Patrícia Rodrigues.
Na ocasião, o representante da FAO também apresentou a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar que acontecerá no período de 2 a 6 de novembro de 2015, em Brasília. Para contribuir com as deliberações da Conferência Nacional, os estados e o Distrito Federal realizarão conferências locais durante o ano.
Fonte: Com informações da Ascom/Setas