Notícias
Comida de verdade: povos amazônicos relatam experiências
Na manhã desta quarta-feira (10), em uma das atividades do Encontro Temático Sobre Soberania e Segurança Alimentar na Amazônia, os participantes foram divididos em cinco grupos para compartilharem experiências que respondessem à pergunta “O que é comida de verdade na visão dos povos da Amazônia?”
Uma das experiências abordava os sistemas agrícolas no médio Rio Negro do Amazonas, enfocando a diversidade de alimentos e o significado para a segurança alimentar e nutricional. A apresentação foi feita por Carlos Nery, da Associação do Médio Rio Negro.
Outra experiência tratava de consumo responsável, com um relato de caso na Região Metropolitana de Belém (PA), apresentado por Noel Bastos e Felipe Pires, do Grupo Para Consumo Agroecológico (Gruca). Já a Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão relatou uma experiência de economia solidária em áreas de quilombos.
Outras duas experiências abordaram assentamentos sustentáveis da reforma agrária, com produção agroecológica, e o manejo do pirarucu na Reserva Extrativista do Médio Juruá do Amazonas e inserção dos produtos na alimentação escolar.
O relato das experiências esteve sob a coordenação do professor do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Flávio Bezerra Barros.
O Encontro Temático Sobre Soberania e Segurança Alimentar na Amazônia teve início na terça e segue até esta quinta-feira, em Belém do Pará. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).